Publicações

Biblioteca Digital

Em vista do imenso crescimento do acervo digital de artigos e conhecimento acadêmico geral produzido e autorizado para web, o Instituto Elo criou este espaço, que reúne artigos e publicações com circulação autorizada para a Internet por seus autores.

É muito importante, no entanto, que você esteja atento às regras gerais dessa biblioteca.

1. Todas as obras publicadas no site do Instituto possuem autorização de seus autores para circulação e publicação na Web. Em alguns casos específicos, as obras são autorizadas exclusivamente para publicação na biblioteca digital do Instituto Elo.

2. As obras são disponibilizadas para visualização e download gratuitos. É, portanto, vetada qualquer iniciativa com fins lucrativos a partir das obras aqui disponíveis, bem como a publicação integral do texto em outros espaços, que não sejam por meio da citação.

2. Se tiver interesse em fazer uso do conteúdo integral das obras aqui publicadas, solicite primeiro a autorização do(s) autor(es) ou entre em contato com o Instituto Elo. A não comunicação para esta instituição e o mau uso do conteúdo pode acarretar em processo judicial por violação de direitos autorais e intelectuais.


 

 

(preencha pelo menos 1 dos campos de busca)

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z 0/9

P

  • Para aonde vamos?

    Para aonde vamos?

    Para aonde vamos?

    Os onze capítulos que compõem o livro oferecem uma variedade geográfica e temática, mostrando a complexidade e diversidade da questão da segurança cidadã na América Latina. Ou seja, as semelhanças impactantes, mas também as grandes diferenças entre os países.

    Download PDF

  • Pensamento e linguagem

    Pensamento e linguagem

    Pensamento e linguagem

    Pensamento e linguagem Vygotsky

    Download PDF

  • Percepções sobre a violência e assassinatos de mulheres

    Percepções sobre a violência e assassinatos de mulheres

    Percepções sobre a violência e assassinatos de mulheres

    No estudo, 1.501 entrevistas com homens e mulheres maiores de 18 anos em 100 municípios de todas as regiões do país, feitas entre os dias 10 e 18 de maio deste ano. Os resultados revelam significativa preocupação da população brasileira com a violência doméstica e os assassinatos de mulheres pelos parceiros ou ex; a percepção sobre o que mudou com a Lei Maria da Penha; e considerações sobre as respostas do Estado frente ao problema.

    Download PDF

  • Perfil do consumo de crack no Brasil

    Perfil do consumo de crack no Brasil

    Perfil do consumo de crack no Brasil

    Os usuários regulares de crack e/ou de formas similares de cocaína fumada (pasta-base, merla e oxi) somam 370 mil pessoas nas 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal. Considerada uma população oculta e de difícil acesso, ela representa 35% do total de consumidores de drogas ilícitas, com exceção da maconha, nesses municípios, estimado em 1 milhão de brasileiros. A constatação está no estudo Estimativa do número de usuários de crack e/ou similares nas capitais do país.

    Download PDF

  • Periferia Colorida

    Periferia Colorida

    Periferia Colorida

    Publicação produzida pelo Programa Mediação de Conflitos, do Centro de Prevenção à Criminalidade Vila Cemig / Conjunto Esperança, da Região do Barreiro

    Download PDF

  • Perspectivas da Política Social no Brasil

    Perspectivas da Política Social no Brasil

    Perspectivas da Política Social no Brasil

    Parte do projeto ‘Perspectivas do Desenvolvimento Brasileiro’, a obra indicada aqui trata do fato de o Estado "social" desenhado na Constituição de 1988 ter conseguido moldar, à sua imagem e semelhança, uma economia igualmente "social". Essa economia, que tem vínculos orgânicos com a política – criticados pela perspectiva liberal –, demonstrou, nos últimos anos, ser capaz de crescer e distribuir bem-estar a extensas parcelas da população brasileira. O objetivo do livro é colaborar com o debate, abrindo novas possibilidades de análise de tal economia.

    Download PDF

  • Planejamento estratégico em segurança pública

    Planejamento estratégico em segurança pública

    Planejamento estratégico em segurança pública

    As concentrações demográficas, os centros de atividades econômicas e pontos de controle social e territorial se tornaram palco de grandes conflitos sociais. O artigo aponta as ferramentas de planejamento estratégico como uma das premissas básicas para o controle preventivo e repressivo dos atuais índices de violência e criminalidade.

    Download PDF

  • Política de Comunicações no Brasil: novos e velhos atores

    Política de Comunicações no Brasil: novos e velhos atores

    Política de Comunicações no Brasil: novos e velhos atores

    O autor faz uma análise sobre a concentração de propriedade pelas empresas de telecomunicações no Brasil, o que, no entanto, não alterou o histórico domínio do setor por uns poucos grupos familiares e pelas elites políticas locais e/ou regionais.

    Download PDF

  • Prevenção em Rede - Edição 1

    Prevenção em Rede - Edição 1

    Prevenção em Rede - Edição 1

    Informativo Trimestral da Política de Prevenção Social à Criminalidade de Minas Gerais.

    Download PDF

  • Prevenção em Rede - Edição 2

    Prevenção em Rede - Edição 2

    Prevenção em Rede - Edição 2

    Desarmamento, Lei Maria da Penha, alternativas penais, bullying... Esses são alguns dos temas dessa edição, aqui disponibilizada.

    Download PDF

  • Prevenção em Rede - Edição 3

    Prevenção em Rede - Edição 3

    Prevenção em Rede - Edição 3

    Esse terceiro número faz uma apresentação especial dos programas de prevenção social à criminalidade. Além de textos, são utilizados infográficos e links de ações da Prevenção, no intuito de facilitar o entendimento do público amplo sobre a atuação dos programas e sua importância. A revista traz também uma entrevista especial que discute o papel da mobilização na dinâmica de projetos sociais. Além disso, há ainda as seções de agenda, com dicas de eventos que serão destaque no campo da segurança pública, terceiro setor e da atuação social, além da continuação da série que apresenta a estrutura e atuação dos Centros de Prevenção à Criminalidade espalhados por Minas Gerais.

    Download PDF

  • Prevenção em Rede - Edição 4

    Prevenção em Rede - Edição 4

    Prevenção em Rede - Edição 4

    Inclusão social de egressos pelo trabalho, inovação como preocupação para políticas públicas, qualificação para agir com mais técnica e tato diante de casos de violência doméstica, mudanças no Fica Vivo!, além de uma matéria especial sobre o gravíssimo e pouco conhecido tráfico de pessoas. Esses são os destaques desse quarto 'Prevenção em Rede'. Como nas outras edições, a publicação traz ainda as seções de agenda, com dicas de eventos que serão destaque no campo da segurança pública, terceiro setor e da atuação social, além da continuação da série que apresenta a estrutura e atuação dos Centros de Prevenção à Criminalidade espalhados por Minas Gerais.

    Download PDF

  • Prevenção em Rede - Edição 5

    Prevenção em Rede - Edição 5

    Prevenção em Rede - Edição 5

    Confira nesta edição a importância da conscientização nas ações por um trânsito melhor (na matéria da Ceapa); as boas influências da profissionalização para os jovens (matéria do Fica Vivo!); a abrangência do modelo dos projetos temáticos (matéria do Mediação); a construção da articulação para amadurecer o enfrentamento ao tráfico de pessoas (matéria do PETP); o trabalho dos grupos com egressos (matéria do Presp); além da discussão sobre o papel dos municípios na prevenção da criminalidade, na seção ‘Em Questão’; e, ainda, as seções de agenda, apresentação dos CPCs, entre outros.

    Download PDF

  • Procurador Tomaz de Aquino Resende - Entrevista

    Procurador Tomaz de Aquino Resende - Entrevista

    Procurador Tomaz de Aquino Resende - Entrevista

    Tomaz de Aquino Resende entrevista por Ana Carolina Jácome

    Download PDF

« Anterior
Próxima »