Notícias

Democracia e direitos em debate

Encontro dos Programas Fica Vivo! e Mediação de Conflitos discute alternativas locais de participação social e prevenção à criminalidade

Técnicos sociais, estagiários, gestores, supervisores metodológicos e diretorias dos programas de prevenção à criminalidade participaram na última quinta-feira do ‘Encontro dos Programas Fica Vivo! e Mediação de Conflitos’, que foi realizado no auditório do Campus Aimorés da Faculdade UNA, em Belo Horizonte. Tendo como tema central ‘A democracia e seus conflitos: construindo alternativas locais e participativas de prevenção social à criminalidade’, o encontro foi uma oportunidade para as equipes discutirem as possibilidades de atuação da Política de Prevenção nos territórios onde ela está presente.
 
De acordo com o coordenador de prevenção à criminalidade, Talles Andrade de Souza, o encontro dos programas concretiza um espaço propício para se debater de que maneira a política da área pode contribuir com as comunidades: “Aqui podemos enriquecer o nosso olhar sobre o papel dos programas de prevenção enquanto políticas públicas que prestam serviços necessários a tais territórios”.
 
O encontro contou com a participação dos gestores sociais Bernardo Micherif Carneiro (CPCs Cabana e Morro das Pedras), Cássia da Silva Pacheco Souto (CPCs Betim-Centro e Citrolândia) e Kate Aparecida (CPCs Jardim Felicidade e 1º de Maio) que debateram a temática em pauta utilizando como ponto de análise os trabalhos realizados nos Centros de Prevenção à Criminalidade (CPCs) que administram.
 
Para Cássia Souto, o debate sobre direitos nestes territórios precisa estar em concordância com o desejado pelos moradores de suas comunidades. “A Política de Prevenção convive com realidades diversas, mas um traço comum são as situações de violação de direitos. Assim, é preciso que os objetivos desta política coincidam com o esforço de a tais comunidades os direitos a que elas não possuem acesso”.
 
Foto: Frederico Caldeira

Auditório da UNA recebeu grande público para a realização do encontro entre os Programas de Prevenção à Criminalidade

Veja outras notícias relacionadas à atuação do Instituto com o Governo de Minas em Parcerias

Share

Deixe um comentário