Biblioteca Digital
Em vista do imenso crescimento do acervo digital de artigos e conhecimento acadêmico geral produzido e autorizado para web, o Instituto Elo criou este espaço, que reúne artigos e publicações com circulação autorizada para a Internet por seus autores.
É muito importante, no entanto, que você esteja atento às regras gerais dessa biblioteca.
1. Todas as obras publicadas no site do Instituto possuem autorização de seus autores para circulação e publicação na Web. Em alguns casos específicos, as obras são autorizadas exclusivamente para publicação na biblioteca digital do Instituto Elo.
2. As obras são disponibilizadas para visualização e download gratuitos. É, portanto, vetada qualquer iniciativa com fins lucrativos a partir das obras aqui disponíveis, bem como a publicação integral do texto em outros espaços, que não sejam por meio da citação.
2. Se tiver interesse em fazer uso do conteúdo integral das obras aqui publicadas, solicite primeiro a autorização do(s) autor(es) ou entre em contato com o Instituto Elo. A não comunicação para esta instituição e o mau uso do conteúdo pode acarretar em processo judicial por violação de direitos autorais e intelectuais.
A
- A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo
A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo
A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo Max Weber
- A construção de uma política de promoção da igualdade racial
A construção de uma política de promoção da igualdade racial
O princípio da igualdade, ou da não discriminação perante a lei, foi tido durante muito tempo como a garantia da concretização da liberdade. No entanto, não é suficiente que o Estado se abstenha de praticar a discriminação. Cabe a ele favorecer a criação de condições que permitam a todos se beneficiar da igualdade de oportunidades. Por isso, é preciso tratar os desiguais de forma desigual, elevando os desfavorecidos ao mesmo patamar de partida dos demais. Compreender o processo de aplicação das políticas de promoção da igualdade racial, que ganharam força nos últimos 20 anos, é, portanto, fundamental para que possamos aperfeiçoar os mecanismos capazes de tornar nossa sociedade mais justa e equilibrada sob o ponto de vista de suas relações étnicas. Esse é o objetivo desta publicação.
- A criminalidade comparada
- A ideologia alema
- A ilusão do sufragio universal
- A maioridade no Estatuto da Criança e do Adolescente(...)
A maioridade no Estatuto da Criança e do Adolescente(...)
A maioridade no Estatuto da Criança e do Adolescente e seus questionamentos no âmbito legislativo
- A participação das ONGs nas políticas públicas
A participação das ONGs nas políticas públicas
O estudo analisa as percepções de gestores da alta burocracia federal quanto à decisão de implementar políticas públicas por meio da cooperação com organizações não governamentais (ONGs). Sistematiza-se os motivos que justificam a cooperação, as vantagens e desvantagens da implementação por meio de ONGs em face da burocracia pública e dos papéis relativos atribuídos à burocracia e às ONGs nas políticas federais.
- A Política
- Abuso sexual: mitos e realidades. Por que?! Quem?! Como?! O quê?!
Abuso sexual: mitos e realidades. Por que?! Quem?! Como?! O quê?!
Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e Adolescência (Abrapia) com apoio da Embaixada Britânica, apresenta de forma didática as principais questões que envolvem o abuso sexual de crianças e adolescentes.
- Acesso à informação e controle social das políticas públicas
Acesso à informação e controle social das políticas públicas
A publicação implica no reconhecimento de que o acesso ao poder esta diretamente relacionada ao acesso de informações.
- Anuário Brasileiro de Segurança Pública
Anuário Brasileiro de Segurança Pública
Nesta 7ª edição do Anuário, o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, com apoio da Open Society Foundations, produziu um amplo levantamento sobre letalidade e vitimização na ação policial no Brasil e suas consequências para as políticas de segurança pública.
- Arte Poética
- As Ciências Sociais e os pioneiros
As Ciências Sociais e os pioneiros
O livro busca resgatar as trajetórias dos artífices do campo de estudos e pesquisas sobre crime, violência e direitos humanos no Brasil.
- As Fundações Privadas e Associações Sem Fins Lucrativos no Brasil
As Fundações Privadas e Associações Sem Fins Lucrativos no Brasil
A análise investiga as mudanças ocorridas neste segmento no período 2002-2005. Os resultados divulgados fornecem à sociedade um conjunto de informações importantes para o melhor conhecimento do papel desempenhado pelas associações civis e as fundações privadas no Brasil
- As regras do metodo sociologico
- Índice de Confiança na Justiça Brasileira
Índice de Confiança na Justiça Brasileira
Uma questão que afeta profundamente o desenvolvimento econômico e social de um país é a capacidade de o Judiciário se apresentar como uma instância legítima na solução de conflitos que surgem no ambiente social, empresarial e econômico. Uma das formas de se medir essa legitimidade é mediante as motivações que levam os cidadãos a utilizar (ou não) o Judiciário e a confiar (ou não) nele em termos de eficiência (celeridade), capacidade de respostas (competência), imparcialidade, honestidade e acesso (facilidade de uso e custos).
- É Possível, mas Agora Não
É Possível, mas Agora Não
Este texto busca examinar a qualidade democrática da justiça brasileira - ou seja, a sua permeabilidade aos interesses e expectativas dos mais diversos grupos sociais, sobretudo os mais pobres ou desfavorecidos - tomando como base narrativas de "advogados populares" acerca de sua relação com o sistema de justiça. Por advogados populares entenda-se um segmento organizado da advocacia brasileira que se dedica ao apoio jurídico a movimentos sociais e, como consta da própria designação utilizada por seus integrantes, à defesa de "causas populares".